PEQUENO SEGREDO – A lição de vida de Kat para a família Schurmann

Heloisa-Schurmann-Pequeno-Segredo-foto-do-livro

Um dos gêneros literários que me fascina: histórias reais. Já li inúmeros relatos biográficos, e posso afirmar que esse foi um dos melhores. Uma lição de vida, uma história de amor, renúncia e doação. Heloisa Schurmann é de uma família conhecida pelas aventuras ao redor do mundo a bordo de um veleiro. Por  muito tempo a família guardou um segredo, um lindo segredo. Quis o destino que a família fosse abençoada com a chegada inesperada de Kat, uma doce menina que teve a felicidade de se aventurar no veleiro junto com essa maravilhosa família. Achei o livro por acaso na livraria, até então desconhecia essa linda história. O que me chamou a atenção foi o testemunho de Glória Maria  (apresentadora da Globo)  na contracapa do livro:

“Conheci os Schurmann acompanhando pelo Fantástico sua vida de aventuras. Uma família que navegava os mares do mundo descobrindo, aprendendo, trocando conhecimentos e emoções. Eram pessoas especiais. Comecei a prestar atenção e fui percebendo que Heloisa era a luz, o eixo daquela família original e tão cheia de amor.

Li todo o livro numa noite. Os detalhes de Pequeno Segredo: a lição de vida de Kat para família Schurmann não tocaram apenas o meu coração. Eles me fizeram refletir também sobre a verdadeira natureza humana. Com sua integridade e grandeza, Heloisa nos lembra que amor é um exercício contínuo de crescimento e aceitação sem limite ou dimensão. E que a maternidade é um dom, uma benção de Deus àquelas mulheres que são capazes de entender e sentir que filho é aquele que a alma escolhe e acolhe. Venha de onde vier e como vier.

O pequeno segredo de Kat me tirou a respiração. Trouxe mais luz ao sentido verdadeiro de nossa existência.”

Trata-se de um livro extraordinário! Belíssimo! Uma história triste e ao mesmo tempo alegre. Repleta de aventuras da pequena Kat, que embarcou junto com a família Schurmann no seu veleiro Aysso e desbravou o mundo valentemente. Conheceu inúmeras culturas, aprendeu idiomas, mergulhou, nadou, subiu montanhas, conheceu pinguins, baleias, golfinhos, tubarões,  tartarugas, contemplou paisagens de tirar o fôlego, admirou o céu estrelado do veleiro em noites esplendorosas, aprendeu vivenciando inúmeras experiências. E tudo isso cercada de muito amor e cuidado.

Um dos pontos mais comoventes do livro é o capítulo com o “Diário de Kat”, onde ela relata, na pureza de sua alma infantil, suas aventuras, seus medos, suas alegrias, suas tristezas, seu mundo.

Um livro que me emocionou, me comoveu, tocou meu coração, me levou às lágrimas. Para os que gostam de livros que relatam histórias reais, esse é espetacular: leitura fácil, interessante, agradável. Um relato de tirar o fôlego, acompanhado de belas fotos que ilustram as passagens narradas.

RECOMENDO em Caps Lock, negrito e sublinhado.

Gif livro

Trechos que Grifei

“Descobrimos as verdadeiras amizades assim, quando não percebemos o tempo passar” (Pág.139)

“Assim, acostumados a uma vida pública de reportagens e entrevistas em jornais e revistas, nossa família teve que aprender a guardar uma parte de nossa história em absoluto segredo” (Pág.87)

“Lembrei-me do ditado que diz: ‘Tome cuidado com o que você deseja. Você pode acabar conseguindo.’ (Pág.85)

“Naquele paraíso eu observava Kat, como uma sereia, tão à vontade em seu macacão de neoprene, sua máscara e nadadeiras, aprendendo a mergulhar. Eram momentos de felicidade sempre que ela levantava a cabeça para fora da água e gritava, contente: – Uma estrela-do-mar! Um peixe listrado! Um polvo!” (Pág.161)

  • Público Sugerido: Quem gosta de se emocionar com histórias reais.
  • Pontos Positivos: O livro é repleto de aventuras, demonstra o sentido das palavras: doação, amor, renúncia, cuidado. Uma lição de vida.
  • Pontos Negativos: Nenhum
  • Nota: 5,0 (1 a 5) *****

O Livro virou filme

O Livro inspirou o filme, elaborado pelo irmão de Kat: David Schurmann, ainda em fase de produção, estou na expectativa para assistir.

O Pequeno Segredo                                                                                                                                                    http://www.pequenosegredo.com/

“Baseado em fatos reais, Pequeno Segredo conta a emocionante história de uma menina e três mulheres que compartilham um segredo que mudará suas vidas. A pequena Kat sobreviveu a maior das tragédias em sua infância, a perda dos pais. Após sua adoção inicia um surpreendente caminho de aventuras. Agora na adolescência, Kat busca se encaixar à uma vida normal. Heloisa, a guardiã do segredo, é uma mãe dedicada que luta para manter a integridade e união de sua família, mas ela sabe que o futuro é imprevisível. A jovem Jeane descobre no amor, que as possibilidades são infinitas, mas não conta com destino, que tem seus próprios planos. Gillane é uma senhora que se tornou fria e solitária, ela é capaz de tudo para conseguir o que quer. Um dia o passado bate em sua porta e ela embarca em uma jornada para redescobrir o amor. Histórias de amor, família, felicidade e frustração são interligadas por um único e pequeno segredo. Um filme surpreendente e inspirador que fará você mudar a maneira de ver a vida.”

Vídeo emocionante da “pequena grande marinheira”

Entrevista de Heloísa Schurman para a Globo.com

Link: Entrevista Heloísa Schurmann para Globo.com

Fotos da Família Schurmann

schurmann2 schurmann heloisa 2 heloísa e Kat heloisa schurmann3

Anúncios

2 comentários sobre “PEQUENO SEGREDO – A lição de vida de Kat para a família Schurmann

Participe deixando o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s