OS 13 PORQUÊS

os 13 treze porques thirteen reasons why jay asher

Clay Jensen é um adolescente como qualquer outro, que até duas semanas atrás, quando junto com colégio inteiro recebeu a notícia do trágico fim que Hannah Baker escolheu para si, vivia uma vida comum e tranquila. Isso está prestes a mudar quando, ao chegar da escola, depara-se com uma entrega um tanto inconveniente em seu nome: uma misteriosa caixa. A caixa continha sete fitas, de cada lado das sete, um número. Apenas a última só havia sido enumerada um lado, o número treze. O garoto descobre que as fitas não foram entregues por acaso, cada número representava uma pessoa, um motivo que levou a garota dos seus olhos a acabar com a própria vida- Clay é um deles-. Tomado pela curiosidade, confusão e desespero, ele embarca em uma viagem ao passado da vida de Hannah para descobrir qual foi enfim, sua contribuição para a morte da garota, e acaba se vendo obcecado por cada segredo, constrangimento e desilusão narrados nas fitas.

É assim que Jay Asher, autor da trama, que diz ter sido inspirada em uma visita ao museu, quando escutava os comentários narrados sobre as obras em um áudio-guia, deixa o leitor, curioso como se fizesse parte da história. O suspense é repartido em dois pontos de vistas, um narrado por Clay e o outro por Hannah.

Apesar de muito bem escrito, e possuir uma trama realmente bem elaborada e criativa, esperava mais dos motivos citados por Hannah. O autor deixou a desejar nesse aspecto. Talvez tenham sido postos desse modo por serem situações comuns e vivenciadas por adolescentes, tendo em vista que suicídios nessa faixa etária se tornaram tão comuns, principalmente nos EUA, tornando mais fácil uma identificação do leitor com o livro e fazendo-o refletir sobre certas atitudes e o modo como se relaciona e convive com as pessoas. Mas a “gravidade” dos acontecimentos definitivamente não é proporcional à consequência.

Em linhas gerais, o livro é muito bom. Me fez refletir sobre várias coisas, como acredito que fez a todos que o leram. Também achei interessante todo o comentário que é realizado pelo autor sobre sua obra ao final do livro.

Gif livro

Trechos que grifei:

 “Às vezes temos pensamentos que nem mesmo a gente entende. Pensamentos que nem são tão verdadeiros – que não são realmente como nos sentimos –, mas que ficam rondando nossa cabeça porque são interessantes de pensar.”
“Não há maneira melhor de explorar as emoções do que através dos versos.”
  • Público Sugerido: Jovens que gostam de suspense.
  • Pontos Positivos: Muito bem escrito, prende a atenção do leitor.
  • Pontos Negativos: O conteúdo das fitas não são “graves” o bastante para motivar um suicídio.
  • Nota:   4  (1 a 5) ****

Site Oficial do Livro

Site Oficial do Livro

http://www.thirteenreasonswhy.com/

Anúncios

Participe deixando o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s