GETÚLIO

A trilogia Getúlio, cujos dois primeiros livros já foram lançados, nasceu clássica.

O festejado biografo cearense consegue magnetizar o leitor numa obra fácil e gostoso de ler, contando a vida do mais importante político brasileiros de todos os tempos, o gaúcho Getúlio Dornelles Vargas, personagem que um dia disse: “sou contra biografias” (suprema ironia, pois Vargas é o brasileiro mais biografado da historia!).

No primeiro volume, com subtítulo “Dos anos de formação à conquista do poder”, é contada a história do nascimento de Getúlio até o poder em 1930. Na minha ótica, esse livro é único, pois esse período da vida de Getúlio, era desprezado pela história, nos levando a compreender o homem e o pensamento varejista, além de trazer detalhes deliciosos sobre a infância e juventude do futuro líder. Também mostra os detalhes da Revolução de 1930, as dubiedades do pensamento de Getúlio, sua inegável habilidade política, a união do Rio Grande, etc.

O segundo livro da trilogia, “Do governo provisória à ditadura do Estado Novo”, relata o longo período de poder, sua costura política para se manter no Palácio do Catete, suas contradições, o namoro com o nazifacismo e o pragmático casamento com os Aliados na II Guerra Mundial.

Dois livros fantásticos, fruto de profunda pesquisa, estudo e de muito talento do autor, Lira Neto, já consagrado com as biografias que já lançou sobre Castelo Branco, José de Alencar (o escritor e não o Vice Presidente), Maysa e o Padre Cícero e agraciado com inúmeras homenagens e prêmios, com destaque aos dois Jabutis.

Em 2014, o autor promete lançar o terceiro volume, abrangendo a derrubada do poder em 1945, a volta a Presidência pelos braços do povo e o suicídio em agosto de 1954, quando ele mesmo afirmou: “saio da vida para entrar na historia”.

Uma biografia de excelência!

Gif livro

Trechos que grifei:

 “Sou contra biografias”(pág. 5)

“Então Vossa Excelência quer a liberdade sem a responsabilidade? Questionou Getúlio. Ah já sei. Vossa Excelência quer essa liberdade que se conquista pela mancebia, como as amantes em quarto escuro” (Pág. 209)

“Deves ter ouvido dizer que a política se assemelha a um jogo de xadrez.” (Pág.492)

boy-reading-book

Avaliação

  • Público Sugerido: Quem gosta de Biografia e História do Brasil
  • Pontos Positivos: Pesquisa histórica profunda.
  • Pontos Negativos: Não há
  • Nota (1 a 5): 5

Site Oficial da Biografia de Getúlio

http://biografiagetuliovargas.com

Site Oficial do autor Lira Neto

http://www.liraneto.com

Anúncios

3 comentários sobre “GETÚLIO

  1. Grande Vargas!!
    Sabes que observo poucas resenhas de biografias nesse mundo de blogs literários. Fico feliz que agora tenho uma referência pra ir comprar esses livros, que parece reunir conteúdo sério mas com linguagem tranquila.. 🙂
    Te sigo (e conheci) no Instagram!

    Bjo e boas leituras!
    Camilla.

Participe deixando o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s