LEITURAS NOVEMBRO – 2014

 

Só falta 1 mês para o final do ano, e pelo andar da carruagem não consegui ler os 100 livros do #Projeto100LivrosEm1Ano … snif….snif…mas aumentei bastante a quantidade de livros lidos.

O que importa é ler, não importa a quantidade. Tracei uma meta para ter mais incentivo, e funcionou!

Vamos Ler!

Eis minhas leituras de Novembro com minhas breves resenhas

Obs: Todas as minhas leituras de 2014 estão no Blog, separadas por mês. E também minha apresentação (para muitos que perguntam quem sou, o que faço e etc). O nome da postagem é: “Prazer, me chamo Carol”

LIVRO 56

 

Terceiro volume da Série Bridgerton.

A inspiração do enredo veio da famosa na fábula de Cinderela. Sophie é filha bastarda de um lorde que a protege, dando educação e moradia. Após a morte do seu pai ela sofre nas mãos de sua madrasta, que a trata como criada. Tal como na fábula de Cinderela Sophie encontra seu príncipe encantado em um baile de máscaras, após o baile eles se desencontram. Passados dois anos do baile Sophie e Benedict se reencontram, e a partir daí o romance se desenvolve.

Um livro que você lê rápido e que deixa o leitor curioso a cada capítulo. Gosto da áurea épica no qual ele é situado.

Se quer um livro romântico, com passagens sedutoras – sem vulgaridade – e final feliz, essa série é ideal.

LIVRO 57

 

Já enfatizei que adoro livros relacionados ao universo literário: bibliotecas, leituras, etc. O título me fisgou. O livro mostra as intrigas do Rio de Janeiro na transição do Império para a República através da figura do último bibliotecário de dom Pedro II.  Ignácio Augusto Cesar Raposo, – homem real –  foi testemunha dos bastidores do Palácio de Petrópolis e da Corte no Rio de Janeiro, é usado pelo autor como um fio-condutor, para que ele apresente as alterações no tabuleiro de poder e na vida cotidiana do Rio de Janeiro a partir da Proclamação da República.

No início da leitura fiquei um pouco confusa, o livro é aberto por uma nota de um suposto revisor, que critica o autor.

O autor mistura realidade com ficção e demorei muito para me situar e discernir o que é dado real e o que é ficção, cheguei até a abandonar um pouco a leitura. Depois da metade do livro que as peças começaram a se encaixar e fui entendendo. O escritor viaja bastante nas narrativas. Achei interessante, a leitura é rápida, o livro é bem compacto.

O que mais gostei foi a adoração que ele tem pelos livros.Retirei trechos bastante interessantes.

“A viagem e os livros foram a terapia do espírito “

“A pilhagem de livros obedece à lei de Lavoisier, segundo a qual nada se perde, nada se cria, mas tudo se transfere de uma estante à outra, num modo contínuo, por toda a eternidade”

“Ferido de ingratidão, não me deixo abater. Guardo sempre um resto de esperança, necessário e suficiente.”

“…e aqui me distraio do tempo (que jamais me distrai), cercado pelas torres altas, que me protegem dos dissabores do mundo.”

“A viagem e os livros foram a terapia do espírito “

LIVRO 58

 

Sou fã de Hercule Poirot. Tenho coleção dos livros de Agatha Christie.

Uma mulher é condenada por ter assassinado o marido envenenado – um excêntrico e famoso pintor – deixando uma filha de 5 anos. Após anos na prisão essa mulher deixa uma carta para filha alegando inocência. Transcorridos 16 anos do suposto assassinato,  a filha, acreditando na inocência da mãe, procura o detetive Poirot e pede para que ele investigue o caso.

A partir daí Poirot inicia uma investigação de 5 pessoas que estavam no dia do assassinato, analisando o comportamento de cada um, seus depoimentos do dia em que ocorreu o crime. O detetive analisa principalmente o elemento psicológico dos personagens.

O livro não possui grandes momentos emocionantes, com ação e etc, no entanto achei bastante interessante e a leitura me cativou, aguçando minha curiosidade em desvendar o mistério.

LIVRO 59

 

Além da leitura, minha outra paixão é viajar. Me interesso por todos os títulos envolvendo o tema. O livro é bem condensado e super rápido de ler. São breves crônicas que falam sobre viagens, cidades e alguns fatos pitorescos ocorridos com o autor em suas andanças. Algumas crônicas boas, outras razoáveis, e outras dispensáveis,  como toda compilação de crônicas.

LIVRO 60

 

Tenho quase todos os livros da autora, adoro o estilo breve e intenso que ela escreve. Algumas crônicas eu já conhecia de outros livros que tenho, outras ainda não. É o tipo de livro que leio de um fôlego só, pois as crônicas são breves, leves e não são cansativas.

“A liberdade é politicamente incorreta. A liberdade é personalista. A liberdade não se veste bem, não tem bons modos, não liga para o que os outros vão dizer. Ser absolutamente livre tem um ônus que poucos se atrevem a pagar. […] Dizem que todo artista é louco. Se loucura e liberdade forem parentes, então concordo. Pintar, compor, escrever, dançar, tudo isso requer um mergulho num terreno muito perigoso, o da nossa inconsciência. Picasso e a arte dos desiguais Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta… Como conciliá-la com as exigências da vida de todo dia, com os limites de uma relação amorosa, com a nossa família, com as nossas próprias e mundanas precariedades? A necessidade de liberdade e a busca pelo equilíbrio são aspectos muito presentes na obra de Martha Medeiros – uma das cronistas mais lidas do país. Este volume reúne as melhores crônicas de seus 20 anos de carreira sobre A mulher contemporânea, Livros, filmes, músicas etc, Fé e equilíbrio, No divã e Sociedade, e debate nossa eterna luta para combinar a ânsia por liberdade com nossas demais aspirações.”

 

E vamos continuar lendo!

 

Carol  😉

2 comentários sobre “LEITURAS NOVEMBRO – 2014

  1. Oi Carol.
    Eu também tracei uma meta de leituras, #Projeto80LivrosEm1Ano, porém não consegui alcançar minha meta, no total foram 64 livros lidos. Mas fiquei mega satisfeita.

    Eu queria saber quais livros você leu no mês de dezembro. Eu acompanho suas leituras e dentro do possível adquiro algum livro indicado, acho o máximo! 🙂 Me incentiva a beça 😀

    Não esquece de postar “LEITURAS MÊS DE DEZEMBRO – 2014, ok?

    Beijos!

    • Olá!

      Estou devendo uma grande atualização de minhas últimas leituras! tentarei colocar em dias as leituras de dezembro 2014, janeiro e fevereiro de 2015. Beijos! E agradeço de coração o enorme carinho.

Participe deixando o seu comentário

