HAMLET OU AMLETO?

 

Ser ou não ser, eis a questão

 (William Shakespeare, em Hamlet)

Uma das frases mais conhecidas mundialmente.: “To be or not to be, that is the question”

Quem nunca ouviu falar de Shakespeare? Um dos maiores poetas e dramaturgos de todos os tempos. Mas quem realmente já leu alguma obra dele? Confesso que nunca consegui ler uma obra completa, sempre que iniciava eu me perdia na leitura e abandonava. Sempre temos em casa na nossa estante alguns clássicos que ficam na fila de: “um dia ainda irei ler…”

Achei que seria um livro denso e complicado apesar de ter lido a sinopse informando que seria “um livro para jovens curiosos, adultos preguiçosos”, ou seja, uma maneira fácil de entender Shakespeare. Mas não é denso, é envolvente e de fácil leitura.

A maneira que o autor escreve é muito didática,  ele transcreve trechos traduzidos do livro original e logo após faz as suas observações e explica detalhes da trama de maneira leve e divertida. Ele quebra os floreios do texto de forma inteligente. Após algumas páginas já me senti envolvida na leitura, senti como se estivesse sentada em uma cadeira de teatro assistindo a peça “Hamlet”, absorvendo e compreendendo todo o contexto envolvido.

Algo que achei ímpar foi a maneira que o texto é escrito, ele se refere ao leitor tratando-o como um ator de teatro que irá interpretar a peça Hamlet:

“Agora você é um ator de teatro – isso mesmo – e pela primeira vez ganhou o papel principal”

“Esta e as próximas duas cenas são curtas, Hamlet Jr., acelerando a ação até a sua partida para a Inglaterra.”

Hamlet é uma peça situada na Dinamarca que narra a história do jovem Príncipe Hamlet que perde seu pai de maneira repentina. Após a morte do seu pai, a Rainha casa-se apressadamente com Claudius – tio de Hamlet – , o que fomenta uma onda de ódio e desejo de vingança por parte do jovem Príncipe. A trama gira em torno da vingança de Hamlet que não se conforma com a morte do pai e descobre as tramas que envolveram a morte do Rei Hamlet. Ele adentra em um universo de dúvidas e muito sofrimento.

Após a leitura do livro de Rodrigo Lacerda finalmente pude entender um pouco do universo shakesperiano.

Recomendo para todos, uma leitura interessante, envolvente e elucidativa. Parabéns ao autor, que com grande talento conseguiu me transportar para longe, para a Dinamarca de Hamlet…ou Amleto?

Ler ou não ler, eis a questão. Sim, leia!

 

Gif livro

Trechos que grifei:

“Dá a todos, teu ouvido, mas a poucos tua voz” Página 44

“Há mais coisas no céu e na terra, Horácio, Do  que as sonhadas em nossa filosofia” Página 64

“Ser ou não ser eis a questão ”      “Para não conhecer o primeiro verso deste novo monólogo, o espectador precisa ter um índice elevadíssimo de isolamento mental, social, cultural, profissional, geracional, nacional, animal, irracional e abdominal. O verso não é tão famoso por acaso…” Página 118

 Carol 

Site da Editora Zahar www.zahar.com.br

Anúncios

Participe deixando o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s